13 setembro 2011

Quer um aumento de salário? Saiba como pedir ao seu chefe

Como pedir um aumento de salário

Necessidade de aumento

Para a psicóloga organizacional da Luandre, Darlene Souza, políticas de cargo e salários, quando adotadas nas companhias, devem ser transparentes e aplicadas mediante ao desenvolvimento, desempenho e resultados alcançados pelos colaboradores.

"Sendo assim, o pedido de aumento não deveria acontecer. Entretanto, na maioria das empresas, as políticas são meramente ilustrativas, não são praticadas ou não existem. Surge então a necessidade de negociar um aumento salarial com o chefe", explica a psicóloga.

Luiz Pagnez, diretor do Emprego Certo, afirma que muitas empresas concedem aumento para um funcionário somente quando ele tem uma proposta melhor de outra empresa fazendo com que muitos profissionais procurem outras vagas no mercado para aumentar sua remuneração. "O ideal é conversar com seu chefe e ter um feedback dele sobre o que você precisa fazer ou que resultados precisa alcançar para ter o aumento", afirma o executivo.

Reflexões

Antes de negociar um aumento com seu chefe, o profissional deve refletir sobre alguns pontos importantes:

  • Tenho correspondido à expectativa do meu líder e da empresa onde atuo?
  • A empresa passa por um momento sólido que permite aumentar meu salário?
  • A minha remuneração está compatível com o praticado pelo mercado?
  • Será que não estou transferindo compromissos financeiros de minha responsabilidade para a empresa, visto meu salário não estar compatível com as minhas despesas?
Se ao final dessas reflexões você tiver certeza que é a melhor hora para pedir um aumento, então solicite ao seu chefe um horário para conversar sobre o assunto. "É importante que você seja claro e objetivo na solicitação e justifique o motivo pelo qual acredita merecer um aumento de salário", explica Darlene.

Caso a resposta do chefe seja negativa, seja construtivo e otimista, entenda o posicionamento dele e da empresa e não saia dessa conversa sem ter clareza do que precisa melhorar ou quanto tempo deve esperar para ter esse reconhecimento financeiro. "Independente das questões que o deixa insatisfeito profissionalmente, o melhor caminho para você é aquele que você constrói", diz a psicóloga.

Veja mais detalhes na fonte desta matéria: Clique aqui.

[Emp Cps] ASSISTENTE DE ENGENHARIA / VALINHOS / SP / 1 VAGA(S)

Agencia Futura com empresa de medio porte ramos de fabricação de maquinas está com 1 vaga(s) em aberto para VALINHOS / SP. Re...